ENG 🇬🇧
420: Significado e Origem do Número da Maconha

ABC

420: Significado e Origem do Número da Maconha

Por Natan Ponieman

420: Significado e Origem do Número da Maconha

✍ 23 September, 2023 - 12:34


¡No te pierdas ni una noticia! Suscríbete a nuestra newsletter GRATUITA y súmate a nuestro canal de Telegram o canal de WhatsApp.

Anuncia en El Planteo, el medio cannábico más leído en el mundo de habla hispana.

Síguenos en redes sociales para más contenido exclusivo: Instagram // Facebook // Twitter


¿Você vê isso em mil perfis, mas não sabe o que significa? Aqui explicaremos de onde vem o 420, o que significa 420 e por que é tão popular no Tinder e outros aplicativos de namoro, como Happn, Bumble, OK Cupid, etc.

Conteúdos

  • 4:20, a hora da cannabis
  • 420: Uma história que remonta a 1971
  • Descobrindo a verdade por trás do 420
  • O fenômeno 420 se viraliza e chega ao Tinder
  • 420 na música: Cumbia 420

4:20, a hora da cannabis

4:20 é a hora ideal para acender um.

O dia 20 de abril (20/40 ou 4/20 em inglês) é o Dia da Maconha.

E qualquer um que veja um perfil no Tinder com o sagrado 420 pode ter certeza de que o seu match sabe como apreciar um bom baseado.

Mas você já se perguntou por que 420 é o número da maconha?

Talvez um dia o 20 de abril seja um feriado nacional e as crianças se reúnam ao redor de uma fogueira para ouvir a lenda dos lábios de seus avós. Até lá, cabe a nós espalhar a celebração.

420: Uma história que remonta a 1971

Existem várias lendas que contam a origem do 420 como número simbólico para maconha. Embora nunca saibamos ao certo qual é a verdadeira, a história que parece ter mais evidências remonta à cidade de San Rafael, na Califórnia, em 1971. Nela, um grupo de estudantes fumantes começou a se reunir ao lado de uma estátua de Louis Pasteur para compartilhar um baseado todos os dias às 4 horas e 20 minutos da tarde.

E por que nesse horário?

Algumas versões da história afirmam que os rapazes adotaram esse horário depois de ouvirem que a polícia local usava o código 420 para denunciar alguém fumando maconha em público. Pelo menos foi isso que um artigo de 1991 da revista High Times divulgou; no entanto, a polícia local negou o uso desse código, que não consta em nenhum registro policial.

Leia mais: Por que 420 é o Número da Maconha? De Onde Vem?

Assista ao vídeo

Descobrindo a verdade por trás do 420

Em 1998, um desses estudantes míticos entrou em contato com a High Times para esclarecer o assunto. Ele não queria dinheiro, crédito ou fama, apenas esclarecer a verdade.

Steve Capper contou à revista que ele e seus amigos Dave Reddix, Jeffrey Noel, Larry Schwartz e Mark Gravich costumavam se encontrar todos os dias para fumar maconha ao lado da estátua de Pasteur após a escola. Um dia, conseguiram um mapa que os levou a uma plantação de maconha abandonada. Eles decidiram se encontrar às 4 horas e 20 minutos, depois da escola, para verificar se encontravam o tesouro prometido.

Nesse dia, toda vez que se cruzavam nos corredores da escola, eles diziam “420 Louis” para se lembrar do local e da hora do encontro.

Embora nunca tenham encontrado as plantas, as 4:20 se tornaram o horário deles para se reunirem, e o número 420 se tornou uma referência para falar sobre maconha na frente de seus pais sem que eles soubessem.

Leia mais: Conheça as Monjas que Cultivam Maconha

O fenômeno 420 se viraliza e chega ao Tinder

Os rapazes se tornaram fãs de uma banda chamada New Riders of the Purple Sage, que compartilhava músicos com os Grateful Dead. O termo 420 se espalhou entre os “deadheads” (fãs da banda) e se tornou um termo comum em seus shows.

A partir de 1991, a revista High Times começou a usar o termo com cada vez mais frequência em seus artigos, até que se tornou linguagem comum nos lábios dos fumantes ao redor do mundo. Hoje, 420 é internacionalmente conhecido como o código para indicar “aqui se fuma maconha” ou que está “tudo bem com a cannabis”. A data de 20 de abril (ou 4/20 em inglês) é conhecida como o Dia Internacional da Maconha. Até mesmo ativistas em todo o mundo adotaram essa data para realizar manifestações em prol da legalização.

O número até se tornou um símbolo da cannabis em círculos legislativos, com senadores dos Estados Unidos nomeando propostas oficiais de legalização com o número 420.

420 na música: Cumbia 420

“Cumbia 420 pa’ lo’ negro'”, diz repetidamente L-Gante, o cantor de cumbia sensação do momento. Tem cumbia, tem baseado, tem caixas de som e tem favela. Mas o que é a Cumbia 420? É apenas uma moda, um som ou um estilo? Aqui, desvendamos o mistério.

O que significa Cumbia 420?

“Cumbia 420 é cumbia, reggaetón e maconha”, diz DT.Bilardo, produtor de L-Gante e criador do conceito, em conversa exclusiva com o El Planteo.

Agora, será que essa explicação é suficiente para entender o que é a Cumbia 420? Claro que não: “É um reggaetón que mantém toda a cadência da cumbia na estrutura rítmica“, explica DT.Bilardo.

Explicando sua viralidade, L-Gante acrescenta: “Em nenhum outro lugar ouvi um ritmo e um som assim… Estar chapado nos deixa mais relaxados. Com a mente e inspiração sem limites. E nos habilita a ter uma visão de longo prazo e para o futuro.”

Leia mais: Cumbia 420: L-Gante e Sua Equipe Contam Como Conquistaram a América Latina com Sua Música Canábica

Depois de sua turnê pela Espanha e México, L-Gante mostrou que tem potencial para lotar grandes palcos, como o Movistar Arena, e que tem a energia para maratonas, como a turnê pela província de Córdoba, onde ele fez 12 shows em 5 dias e 10 cidades diferentes.

Como se isso não bastasse, o artista confirmou sua popularidade sendo chamado para se apresentar no Estádio Monumental, após o jogo em que a Seleção Argentina venceu o Peru em 15 de outubro passado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Leia mais: De Trabalhador a Artista: Conheça a História de El Noba, o Cara de Florencio Varela que Canta sobre Motos

Além disso, o fenômeno da Cumbia 420 chegou aos meios de comunicação tradicionais com força, com a passagem de L-Gante pelo programa Showmatch, um dos programas mais antigos da televisão argentina. A jornada midiática do cantor também incluiu uma aparição no Polémica en el Bar e até uma entrevista divertida e direta com o jornalista Eduardo Feinmann.

O garoto de General Rodríguez chegou ao Luna Park em 29 de novembro de 2021 e ao festival internacional de música Lollapalooza em 2022.

Foto por Unsplash.

¿Tienes ideas o comentarios? Puedes contactarnos en info@elplanteo.com

Síguenos en Instagram, Facebook y Twitter.



Todo el material compartido por ElPlanteo.com tiene fines únicamente periodísticos e informativos.

ACERCA DEL AUTOR

Natan Ponieman es editor de El Planteo.

Además de su labor periodística, trabajó por más de 10 años como creativo publicitario y realizador audiovisual.

Natán escribe cotidianamente para algunos de los medios de cannabis y finanzas más importantes de Estados Unidos y Canadá, entre ellos Entrepreneur, Yahoo Finance, Benzinga, High Times, Cannabis Culture y Leafly.

 

 

También puede interesarte

Buenos Aires: Intendente de San Martín Habla del Proyecto de Cannabis Medicinal por Aprobar
Q2 Clinic Abre Nuevo Espacio Gratuito para Conocer Más sobre el Uso Medicinal del Cannabis
La Realidad Aumentada Llega a la Marihuana con Daily High Club
Argentina: Cada Vez Más Cerca de Producir Cannabis